in

Ideias, Dicas e Fotos Para Escolher A Sua

Se a sala de jantar fosse um filme, a mesa com toda certeza seria a protagonista. É praticamente impossível pensar nesse ambiente da casa sem uma mesa onde as refeições possam ser servidas e os bons momentos compartilhados.

E para que toda essa mágica aconteça, a mesa para sala de jantar precisa ser escolhida com carinho e atenção.

Foi por isso que escrevemos esse post. Aqui você vai encontrar todas as informações e as inspirações que precisa para acertar na escolha desse móvel indispensável.

Mesa para sala de jantar: qual formato e tamanho escolher

Em primeiro lugar vamos começar falando sobre o formato da mesa para sala de jantar. Esse é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração, uma vez que é a partir dele que você vai determinar o conforto, a funcionalidade e a estética da sala de jantar. Confira:

Mesa para sala de jantar redonda

A mesa de jantar redonda é um clássico que nunca sai de moda. Além de bonita, ela é versátil, já que pode ser usada em qualquer formato de sala de jantar. Outra vantagem da mesa redonda é que ela permite agregar cadeiras extras caso algum convidado chegue de última hora.

Os tamanhos da mesa redonda variam bastante. Atualmente é possível encontrar opções com até oito lugares, contudo, vale lembrar que quanto maior o diâmetro da mesa, maior a distância entre as pessoas e, consequentemente, menor será a interação e a comunicação. 

Mesa para sala de jantar quadrada

A mesa de jantar quadrada é outra queridinha dos projetos residenciais. Elegante e moderna, ela sempre se destaca. Um ponto positivo desse tipo de mesa é que ela pode ser usada encostada na parede, economizando espaço.

Porém, vale ressaltar que a mesa quadrada é indicada para salas de jantar no mesmo formato, podendo ficar desproporcional ou desarmoniosa em salas com outros formatos. Outro ponto que pesa negativamente sobre a mesa quadrada é que o formato não permite a inserção de cadeiras extras.

Mesa para sala de jantar retangular

Nos projetos atuais, a mesa de jantar retangular tem feito sucesso e um dos principais motivos para isso é a versatilidade do formato. Esse tipo de mesa pode ser usado em salas de todo o tamanho e formato, otimizando a área disponível.

Outra vantagem é a possibilidade de usá-la junto a parede, assim como acontece com a mesa quadrada. A mesa retangular também é um bom truque para preencher espaço em salas muito grandes.

Mas atenção: se a sua sala é pequena e você deseja ampliá-la visualmente, a mesa retangular não é uma boa opção, nesse caso, prefira os formatos redondos ou quadrados.

Mesa para sala jantar oval

A mesa de jantar oval segue as mesmas características da mesa retangular com a diferença de possuir os cantos arredondados, o que é muito bom para quem tem crianças em casa e deseja minimizar os riscos de acidentes.

O problema desse tipo de mesa é que ela é difícil de ser encontrada para vender, a não ser que você opte por um modelo planejado.   

Tamanhos da mesa de jantar: grande, pequena e extensível

Além do formato, também é importante avaliar o tamanho da mesa. E aqui a regra é bem simples: sala de jantar grande é igual a mesa grande, sala de jantar pequena é igual a mesa de jantar pequena.

Uma opção interessante para quem tem sala de jantar pequena, mas costuma receber visitas constantes é apostar no modelo de mesa de jantar extensível. Nesse caso, toda vez que precisar é só expandir a mesa e quando não estiver mais usando, basta recolher.

Qual material escolher para mesa de jantar?

O material da mesa de jantar diz muito sobre o estilo decorativo que você deseja imprimir no ambiente, por isso, deve ser escolhido a dedo. As opções mais comuns atualmente são o vidro, a madeira e o MDF que podem ser complementados com bases em metal, mármore ou ferro. Saiba mais:

Mesa para sala de jantar de madeira

A mesa de madeira é robusta, sofisticada e atemporal. Você pode utilizar uma mesa de madeira em praticamente todo tipo de decoração, mudando apenas o acabamento (que pode ser mais rústico ou mais elaborado) e as cadeiras ao redor.

Mas já é bom ir avisando que uma mesa de madeira maciça não sai barato, portanto, prepare o bolso.

Mesa para sala de jantar de MDF

Uma alternativa a mesa de madeira é a mesa de MDF. Menos resistentes e duráveis, mas com preço infinitamente menor, esse tipo de mesa pode ser encontrado facilmente para vender nas mais variadas cores e formatos.

Mesa para sala de jantar de vidro

Para uma sala de jantar moderna, elegante e refinada, a mesa de vidro é sempre uma excelente opção. A vantagem aqui é que basta modificar o tipo de base ou pé para você criar um estilo completamente diferente. Por exemplo, uma mesa de vidro com base de ferro fica perfeita em decorações mais modernas e industriais, já quem deseja apostar em algo mais clássico, uma boa pedida são as mesas de vidro com base em mármore ou madeira. 

E as cadeiras?

As cadeiras são a cereja do bolo da sua mesa de jantar. Elas vão ditar o estilo do ambiente e agregar funcionalidade e conforto para sala de jantar. Muitas vezes, basta trocar as cadeiras para ter uma sala totalmente renovada.

A dica aqui para acertar na escolha das cadeiras é se atentar para o tamanho da sua sala. Em espaços menores, o ideal é que as cadeiras sejam de design clean, livres de braços e encostos altos. Já para salas maiores, as cadeiras com braço, estilo poltrona, são bem vindas.

Valorize a mesa de jantar

Iluminação

Uma das melhores maneiras de completar o visual da sala de jantar é apostando em luminárias pendentes sobre a mesa, mas tome cuidado com a altura delas.

As luminárias não podem atrapalhar ou ofuscar a visão. Se desejar uma luz mais difusa, opte por luminárias de tecido ou material semi transparente. Já os modelos com foco direcionado são perfeitos para manter aquele clima aconchegante na sala de jantar.

Tapete

O tapete sob a mesa de jantar traz ainda mais conforto para o ambiente. A dica é apostar em tapetes de pelo curto, pois facilitam a limpeza, e escolher um modelo maior que a mesa, de modo que sobrem nas laterais, no mínimo 50cm, espaço suficiente para que as cadeiras não se enrosquem no tapete.

Enfeite de mesa

Um enfeite em cima da mesa sempre vai bem, não é mesmo? Vale uma fruteira, uma bandeja com alguns objetos decorativos, vasos de plantas e outros objetos que achar interessante na composição do ambiente.

Área de circulação

Funcionalidade e conforto também são fundamentais na sala de jantar, por isso sempre mantenha uma área livre de circulação ao redor da mesa. O ideal é deixar ao menos 90 cm para circulação, desse modo as pessoas podem sentar e sair da mesa sem atrapalhar o vizinho e sem esbarrar em nada.

O que acha de conferir agora 65 ideias de mesas para sala de jantar? São 60 projetos para te inspirar:

Imagem 1 – As cadeiras Eames amarelas deram um toque todo especial para essa mesa de jantar redonda.

As cadeiras Eames amarelas deram um toque todo especial para essa mesa de jantar redonda

Imagem 2 – Mesa de madeira redonda 4 lugares para sala de jantar.

Mesa de madeira redonda 4 lugares para sala de jantar

Imagem 3 – A sala de jantar retangular ganhou uma mesa no mesmo formato.

A sala de jantar retangular ganhou uma mesa no mesmo formato

Imagem 4 – Opção super elegante de mesa para sala de jantar: tampo de madeira e base de vidro.

Opção super elegante de mesa para sala de jantar: tampo de madeira e base de vidro

Imagem 5 – A mesa para sala de jantar de madeira rústica foi contrastada com as cadeiras modernas.

A mesa para sala de jantar de madeira rústica foi contrastada com as cadeiras modernas

Imagem 6 – Mesa de jantar 10 lugares para uma grande família.

Mesa de jantar 10 lugares para uma grande família

Imagem 7 – O tapete traz conforto extra para a mesa da sala de jantar.

Imagem 8 – Conjunto de mesa e cadeiras na cor preta para a sala de jantar integrada.

Conjunto de mesa e cadeiras na cor preta para a sala de jantar integrada

Imagem 9 – Moderna, essa mesa de jantar apostou em um tampo de madeira clara com pés de ferro na cor verde. As cadeiras de acrílico transparente fecham a proposta.

Moderna, essa mesa de jantar apostou em um tampo de madeira clara com pés de ferro na cor verde. As cadeiras de acrílico transparente fecham a proposta

Imagem 10 – Base de ferro e tampo de mármore.

Base de ferro e tampo de mármore

Imagem 11 – A mesa de jantar toda em metal traz modernidade a sala de jantar.

A mesa de jantar toda em metal traz modernidade a sala de jantar

Imagem 12 – Mesa para sala de jantar oval acompanhada de 4 cadeiras.

Mesa para sala de jantar oval acompanhada de 4 cadeiras

Imagem 13 – Quanto maior o diâmetro da mesa, mais distantes as pessoas ficam umas das outras.

Quanto maior o diâmetro da mesa, mais distantes as pessoas ficam umas das outras

Imagem 14 – Mesa de jantar de vidro com base de ferro.

Mesa de jantar de vidro com base de ferro

Imagem 15 – Que tal uma mesa de jantar suspensa?

Que tal uma mesa de jantar suspensa?

Imagem 16 – Mesa de jantar moderna retangular para 6 pessoas.

Mesa de jantar moderna retangular para 6 pessoas

Imagem 17 – Mesa de jantar 8 lugares. O destaque aqui é o tampo de vidro sobre a madeira.

Mesa de jantar 8 lugares. O destaque aqui é o tampo de vidro sobre a madeira

Imagem 18 – Sala de jantar integrada à cozinha com mesa de 6 lugares.

Sala de jantar integrada à cozinha com mesa de 6 lugares

Imagem 19 – A madeira domina a decoração dessa sala de jantar.

A madeira domina a decoração dessa sala de jantar

Imagem 20 – Cadeiras pra lá de confortáveis acompanham essa mesa de jantar encostada na parede.

Cadeiras pra lá de confortáveis acompanham essa mesa de jantar encostada na parede

Imagem 21 – A mesa retangular é perfeita para salas grandes.

A mesa retangular é perfeita para salas grandes

Imagem 22 – Aqui, a mesa de jantar é valorizada pela luminária e o vaso de flores

Imagem 23 – A base dourada dessa mesa de jantar redonda reforça o visual delicado e ao mesmo tempo moderno da decoração.

A base dourada dessa mesa de jantar redonda reforça o visual delicado e ao mesmo tempo moderno da decoração

Imagem 24 – Tapete redondo para a mesa redonda.

Imagem 25 – As cadeiras da mesa de jantar não precisam ser todas iguais.

Imagem 26 – Três luminárias para acompanhar a dimensão da mesa retangular.

Três luminárias para acompanhar a dimensão da mesa retangular

Imagem 27 – Mesa de jantar quadrada com quinas arredondadas. Crianças seguras por aqui!

Mesa de jantar quadrada com quinas arredondadas. Crianças seguras por aqui!

Imagem 28 – Clima retrô no ar!

Clima retrô no ar!

Imagem 29 – Quadros também são ótimos para valorizar a mesa da sala de jantar.

Quadros também são ótimos para valorizar a mesa da sala de jantar

Imagem 30 – Mesa para sala de jantar oval banhada pela luz que entra pela claraboia

Imagem 31 – Mesa redonda para sala de jantar complementada pelas modernas cadeiras verdes.

Mesa redonda para sala de jantar complementada pelas modernas cadeiras verdes

Imagem 32 – A sala de jantar de pé direito alto ficou mais acolhedora com a luminária pendente sobre a mesa.

A sala de jantar de pé direito alto ficou mais acolhedora com a luminária pendente sobre a mesa

Imagem 33 – Essa sala integrada casou perfeitamente bem com a mesa retangular de 8 lugares.

Essa sala integrada casou perfeitamente bem com a mesa retangular de 8 lugares

Imagem 34 – Para uma sala clean e sofisticada aposte em uma mesa de jantar de vidro.

Para uma sala clean e sofisticada aposte em uma mesa de jantar de vidro

Imagem 35 – E o que acha de uma mesa de jantar com tampo de concreto?

E o que acha de uma mesa de jantar com tampo de concreto?

Imagem 36 – Super moderna, essa mesa de jantar traz tampo de vidro combinado aos pés metálicos.

Imagem 37 – Conforto para todos os momentos do dia

Conforto para todos os momentos do dia

Imagem 38 – Vidros de tamanhos variados e luminárias reforçam o estilo contemporâneo da mesa de jantar

Imagem 39 – Um modelo criativo e inusitado de mesa de jantar!.

Um modelo criativo e inusitado de mesa de jantar!

Imagem 40 – Mix de estilos em volta da mesa de jantar.

Imagem 41 – Cadeiras e mesa de madeira.

Cadeiras e mesa de madeira

Imagem 42 – Aqui, a mesa de jantar pequena dá conta do recado.

Aqui, a mesa de jantar pequena dá conta do recado

Imagem 43 – Cadeiras de fibra contrastadas pela mesa de jantar branca.

Cadeiras de fibra contrastadas pela mesa de jantar branca

Imagem 44 – Sala de jantar seguindo o estilo “canto alemão”.

Sala de jantar seguindo o estilo “canto alemão”

Imagem 45 – Chegou mais gente? Só puxar uma cadeira. A mesa redonda permite isso.

Chegou mais gente? Só puxar uma cadeira. A mesa redonda permite isso

Imagem 46 – Harmonia perfeita nessa sala de jantar.

Harmonia perfeita nessa sala de jantar

Imagem 47 – Cadeiras de estilo retrô marcam o entorno da mesa de jantar moderna.

Cadeiras de estilo retrô marcam o entorno da mesa de jantar moderna

Imagem 48 – A mesa de jantar oval é perfeita para salas grandes.

A mesa de jantar oval é perfeita para salas grandes

Imagem 49 – Mesa retangular pequena para o canto alemão.

Mesa retangular pequena para o canto alemão

Imagem 50 – Quanto estilo em uma única mesa de jantar!

Quanto estilo em uma única mesa de jantar!

Imagem 51 – Linhas retas para um conjunto de mesa e cadeiras super moderno.

Imagem 52 – Em salas pequenas, o truque é usar uma mesa de jantar quadrada encostada na parede.

Em salas pequenas, o truque é usar uma mesa de jantar quadrada encostada na parede

Imagem 53 – Cores neutras e design minimalista nessa mesa de jantar 6 lugares.

Cores neutras e design minimalista nessa mesa de jantar 6 lugares

Imagem 54 – A mesa de madeira atende qualquer estilo, pode apostar!

A mesa de madeira atende qualquer estilo, pode apostar!

Imagem 55 – Tudo bem branquinho por aqui!

Tudo bem branquinho por aqui!

Imagem 56 – Ao invés de cadeiras, você pode usar bancos.

Ao invés de cadeiras, você pode usar bancos

Imagem 57 – Mesa redonda com cadeiras dobráveis para uma sala de jantar moderna.

Mesa redonda com cadeiras dobráveis para uma sala de jantar moderna

Imagem 58 – Mesa quadrada 4 lugares para sala integrada.

Mesa quadrada 4 lugares para sala integrada

Imagem 59 – Entre a mesa retangular, um banco e três cadeiras.

Imagem 60 – Mesa redonda 8 lugares para essa ampla sala de jantar.

Mesa redonda 8 lugares para essa ampla sala de jantar

Imagem 61 – A mesa oval acompanha o formato da sala de jantar.

A mesa oval acompanha o formato da sala de jantar

Imagem 62 – Aqui, a mesa oval criou um cantinho super aconchegante.

Imagem 63 – Mesa retangular otimizando perfeitamente o espaço entre os ambientes.

Mesa retangular otimizando perfeitamente o espaço entre os ambientes

Imagem 64 – Linda inspiração de mesa de acrílico.

Linda inspiração de mesa de acrílico

Imagem 65 – E, para fechar, nada mais elegante do que um conjunto de mesa e cadeiras pretas.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

34 Things Every House Had In The 90s: Check It Out And Come To Remember

See the Screen Cleaning Step by Step